Cuidar da saúde é a nossa tarefa. Você está fazendo a sua parte?

Se você não está vivendo a sua vida... quem está vivendo por você?

Cuidar da minha saúde é a minha responsabilidade. É a minha tarefa.

Começamos na edição #06 a falar sobre os princípios para a criação de uma saúde real, integral e sustentável — e, assim, duradoura. Começamos do começo: é preciso olhar para nós mesmas para saber como nos nutrir.

A edição de hoje aprofunda um dos princípios que mais amo falar. É sobre presença, escolha — e sobre o que ninguém pode fazer por você: somente a sua parte. O essencial para receber qualquer resultado. É sobre assumir a responsabilidade de agir diante das escolhas da vida.

Nesta edição, trago conceitos poderosos da Logoterapia de Viktor Frankl e da Psicologia Adleriana de Alfred Adler. Sobre o poder de escolha, sobre separar o que é responsabilidade sua e o que não é, e como isso pode transformar a forma como você enxerga a vida e a sua saúde.

Também compartilho indicações de leitura, vídeos e perguntas para te ajudar a aplicar esses conceitos na prática. Afinal, saúde é ação. E ação começa pela reflexão consciente sobre as escolhas que fazemos todos os dias.

Entender que somos nós as únicas arquitetas dos nossos projetos é fundamental. Sem esforço forçado, sem peso, sem perfeição. É sobre ser fiel a si mesma. Comparecer ao seu próprio projeto de vida. Um compromisso com a ação. Onde somos a pessoa principal da nossa própria história. É se tornar livre para ser quem você nasceu para se tornar. 

Essa consciência torna a nossa saúde muito mais consciente, sustentável, autêntica e capaz de nos nutrir integralmente.

Ter autorresponsabilidade é desenvolver a capacidade de assumir o seu papel em tudo o que acontece na sua vida — o sucesso e o fracasso, os erros e os acertos. 

Tudo o que chega até você, de alguma forma, começou em você.

Importante lembrar: estamos construindo, desde a edição #01, um conjunto de reflexões, conhecimentos e convites à prática que sustentam a construção de uma saúde integral, multidimensional e bio-individual.

Já falamos sobre coragem, autenticidade, enfrentar medos, e também sobre a clareza do que não é saúde — e do que realmente é. Tudo isso é base para que você possa, cada vez mais, definir o que significa saúde para você.

Se perdeu alguma edição, corre aqui.

Vamos olhar para o segundo princípio da saúde integral?

Aquele que nos lembra que fazer a nossa parte é a base de tudo.

Esse princípio mexe, provoca, incomoda — mas também liberta.  

Vamos juntas?

"Tudo pode ser tirado de um homem, exceto uma coisa: a última das liberdades humanas — escolher sua atitude em qualquer conjunto de circunstâncias."

Viktor E. Frankl

Eu só lembro de cuidar da minha saúde quando me falta.

É assim para você? Você negligencia a si mesma até a saúde gritar, seu corpo parar, sua mente pifar?

Quem você acha que deve cuidar de você? Quem deveria construir a sua saúde?

Cadastra-se para continuar lendo.

Esse conteúdo é 100% gratuito. Só é preciso se cadastrar e confirmar o seu e-mail para desbloquear todas as publicações.

Already a subscriber?Sign in.Not now

Reply

or to participate.